sexta-feira, 24 de maio de 2013

"CIDADE MIRIM" - ARARAQUARA




CIDADE MIRIM – ARARAQUARA-SP

Assunto sério que parece de brincadeira

Crianças aprendem noções de trânsito 
na Cidade-Mirim do 13º BPM




                          A iniciativa aconteceu depois de um levantamento do Ministério da Saúde que aponta cerca de 2.300 crianças de até 14 anos, morrem por ano, em decorrência de acidentes automobilísticos, o que significa que 40% dessas vítimas fatais são crianças.
                         Uma cidade onde tudo parece de brincadeira: ruas pequenas, uma em mão-dupla, totalmente sinalizadas com placas, semáforos, lombadas e faixas. Tem até um miniponto de ônibus, onde os motoristas são meninos e meninas de 6 a 9 anos, que conduzem bicicletas.
                        Mas na Cidade-Mirim do 13º Batalhão da Polícia Militar de Araraquara, o assunto é sério: as crianças vêm em grupo com a escola para ter noções elementares de trânsito, entendendo como usar a faixa de pedestres e o ponto de ônibus, qual o significado da sinalização, a importância do cinto de segurança e da cadeirinha.
                       “O projeto já existe há 15 anos e é uma parceria com a Prefeitura. O objetivo é educar o motorista de amanhã”, explica o major Otacílio José de Souza, comandante interino do 13º BPM.
                       Na cidade-mirim, meninos e meninas recebem as explicações da cabo Lucélia Mazotti, que mostra que eles devem olhar para os dois lados para atravessar a rua, a indicação da placa de Pare, o significado das faixas nas ruas, entre outras noções. Depois, vem a parte da qual as crianças mais gostam: elas treinam o que aprenderam com a bicicleta, utilizando capacetes.

MINIFISCAIS - As crianças que visitam a Cidade-Mirim tornam-se minifiscais e começam a alertar os pais a usar o cinto de segurança ou não passar no semáforo vermelho. “Os pais acabam se policiando”, diz o major Otacílio.
                      Segundo o capitão Wagner Prado, chefe da seção de Comunicação Social, Araraquara teve um aumento de mortes no trânsito neste ano, além do aumento do número de veículos, por isso a necessidade de passar noções preliminares às crianças. “Teremos motoristas melhores no futuro, prevenindo assim acidentes”.
                     "As crianças sempre comentam o que os pais fazem de errado no trânsito como: deixá-las no banco da frente e quando a polícia passa, abaixar a cabeça. Passar o sinal vermelho e não usar o cinto de segurança,também são reclamações constantes”
                     A visita das crianças dura, em média, duas horas. As escolas interessadas podem fazer um agendamento pelo telefone (16) 3335-7141.

Fonte: http://www.portalk3.com.br/Artigo/noticias/assunto-serio-que-parece-de-brincadeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário